segunda-feira, 28 de maio de 2012

Campanha Mostre sua Biblioteca!

Olá!
Hoje mais um post com a Campanha Mostre sua Biblioteca!


Hoje a participação é da Jessica, a blogueira do Meine Liege... Eu vi a atualização de foto dela do tuiter e adorei a foto com os livros! Daí fui lá pedi e ela super atenciosa me enviou...

Então vamos as fotos, explicações e perguntas!!!


Essa primeira foto mostra uma visão geral, nas duas partes de cima a Jessica guarda os livros que já leu e que quase não manuseia. São livros desde o começo da coleção lá por 2000 até hoje.

Como você começou sua coleção? Quantos livros você tem, aproximadamente?
"Não posso dizer que sempre amei leitura. Quando eu era criança, minha mãe comprava livros de contos infantis - aqueles que vinham com uma fita cassete para ouvirmos a estorinha enquanto lemos - e eu adorava. Branca de Neve, Barba Azul, João e Maria, etc. Depois comecei a ler gibis, principalmente da Turma da Mônica. Não podia ver uma banca de revistas que pedia um gibi para minha mãe. Mas quando a escola acrescentou livros literários na listinha de começo de ano letivo, tudo mudou. Ler por obrigação se tornou um trauma na minha vida e a partir de então nunca mais li. Só no Ensino Médio que voltei a ter o contato com a leitura - o 'primeiro' livro que li por vontade própria, neste tempo, foi 'O caso do Hotel Bertram' de Agatha Crhistir - e desde então comecei a reunir meus livros, como forma de agradecimento. Hoje eu tenho, mais ou menos, 350 livros."


Essa é a primeira prateleira, todos os livros nela já foram lidos, são livros do Stephen King,  Stephanie Mayer, chick lits, principalmente os da Marian Keyes, ainda tem Harry Potter e Sherlock Holmes.

Como você organiza e cuida dos livros?
"Mesmo sendo super sistemática e perfeccionista com meus livros, preciso de uma estante para guarda-los. Como dá para ver nas fotos, os livros ficam no guarda-roupas e fico com muita dó, parece que estão todos empilhados, pedindo um pouco de ar livre. Rs. Não tenho uma forma certa de organiza-los. Uma vez ou outra eu os tiro das prateleiras e tento guarda-los por tamanho. Os que ficam de frente geralmente são os livros que ainda vou ler, assim facilita manusea-los (tirar e colocar no guarda roupa). O único cuidado que eu tenho é na hora de ler mesmo: não folhear com as mãos sujas, evitas dobra-los, usar a aba interior, etc. Quando os guardo tento empilha-los por tamanho. Limpo as estantes uma vez a cada quinze dias (sim, dá um cansaço só de pensar em tirar todos os livros das prateleiras e coloca-los por lá. Rs)."

Cabe aqui minha observação e admiração, eu limpo minha estante uma vez por mês ou a cada dois meses (tirando tudo, recolocando)... dá um trabalho e preguiça... Queria ter uma disposição dessas hehehe....


Aqui a segunda prateleira de cima, são livros também já lidos, de compras e parcerias com editoras, também alguns mimos que vem dos kits das editoras. E no fundo os livros exclusivamente menores em tamanho.


A terceira prateleira é uma mais acessível, são os livros que ainda tem para ler, a Jessica comentou que os organiza de uma forma que acha que terá interesse de ler. Mas que visita a estante dela no skoob para dar uma conferida e aí sim escolher o livro para ler.
Pausa para a fofurinha na foto presa na porta gente!

Quais são seus xodós?
" Hum, tenho vários xodós mas não tenho 'espaço' no guarda-roupas para guarda-los exclusivamente. Quando eu tiver uma prateleira, não posso de esquecer de ter esse espaço para guardar meus favoritos. Tenho vários: Um Dia (David Nicholls); Cante para eu dormir (angela Morrison); Delírio (Lauren Oliver); O Retrato de Dorian Grey (Oscar Wilde); todos os livros da Marian Keyes (amo demais!); Sussurro, Crescendo e Silêncio (Becca Fitzpatrick), etc..."


Nessa prateleira ela guarda os livros de parcerias, kits e mimos literários. A latinha do Piu-Piu tem coleção de marcadores. Essa é a última estante do guarda-roupas e segunda a Jessica apesar de não estar cheia, ainda tem muito livro das parcerias para ler.

Como é sua relação com os livros?
"Nos damos super bem, por incrível que pareça, hehe. Não dou prioridade ou maior atenção aos livros novos. Gosto tanto daqueles que me acompanham desde o começo da criação da estante até os atuais. Sou do tipo de leitora que gosta de livros novos, dificilmente compro livros em Sebo. Gosto de ter a experiência única e para sempre com um livro. Sou viciada em comprar livros em promoção, então a maioria dos livros ainda não foram lidos. Acho que eles não gostam disso em mim, rs."

Todos se sentiram identificados com a Jessica? Jessica, tamo junto! Hehehe... Eu também tenho listas de livros para ler e só que compro cada vez mais...


A última mas não menos importante prateleira, fica do outro lado do guarda-roupas da Jessica, ela comentou que esse é o maior espaço e até queria organizar eles na vertical, porém iria faltar espaço mesmo assim (te entendo Jessica... hehe). 
Ela comentou que são livros ainda não lidos e de vários gêneros, tem a coleções de P.C. Cast, vários livros da Anne Rice amor da minha vida, tem até livros em inglês, sem previsões de leituras.

E por fim fiz uma última pergunta para a Jessica.
Como o blog entra na sua coleção?
"O blog foi uma consequência da minha paixão por leitura. Eu sou blogueira desde os 12 anos, mas os blogs eram de uso pessoal, como forma de diário mesmo. Ano passado conheci alguns blogs dedicados à literatura e achei muito bacana utilizar um espaço virtual (o blog) para compartilhar sua paixão por leitura. No caso, o Meine Liege, abrange também filmes, música e tem um toque pessoal, que faço questão de manter para não apagar aquela chama de 'diário' que os blogs tinham"

Eu gostei muito de pedir a participação da Jessica, por justamente poder conhecer uma blogueira por trás do blog, ela é tipo: gente como a gente. E isso humaniza bem mais o que a gente lê, eu já acompanho as resenhas embora eu nunca comente... hehehe da Jessica, o Meine Liege...

Quer conhecer o blog??


Só clicar no banner acima (ou aqui) e se divertir. Eu queria agradecer a Jessica pela participação, atenção e paciência. Muito obrigada.
E à quem quiser mostrar sua biblioteca por aqui só me enviar um email, deixar um comentário e ou nos contatos lá em cima! 

Beijos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Jeh Asato disse... [Responder Comentário]

Oi Adri!!!
*-*
Eu quero agradecer pelo convite em participar da coluna do blog, muito obrigada!!!
Huhhuhuh desculpa por não ter sido mais explicativa e ter mostrado os livros como estante mesmo mas espero um dia tê-los bem organizados, hehehe.

Um super beijo!
;*

Fê Falleiro disse... [Responder Comentário]

Oie,
Gostei muito do modo como ela organizou tudo, bem pensado. Tb tenho uma quantidade monstro de livros pra ler... e como vc disse a lista só aumenta rsrsrs
bjocas e boa semana